O executivo municipal de Oliveira do Bairro aprovou o projeto de Arquitetura da Unidade de Saúde Familiar (USF) de Oiã, que prevê um investimento de cerca de 2 milhões de euros.
Decisão foi tomada por unanimidade na reunião de Dezembro.
A nova unidade de saúde será implantada no espaço que confina a poente com o edifício da Junta de Freguesia e do Auditório de Oiã, numa zona que beneficiará da ligação pedonal que está a ser construída entre a Praça do Cruzeiro e o edifício da Freguesia.
O projeto, levado ao Executivo Municipal, obedeceu a um programa funcional definido e validado pela Administração Regional de Saúde do Centro, seguindo-se agora a fase de abertura de concurso público para execução da empreitada, com um prazo de 24 meses, que se espera poder ter o seu início em junho de 2024.
A proposta prevê a criação de um edifício composto por sete gabinetes médicos, sete gabinetes de enfermagem, um compartimento específico para o "banho acompanhado", destinado ao tratamento de pacientes diabéticos, uma sala de reuniões/biblioteca destinada à coordenação e formação da equipa técnica, uma copa, entre muitos outros espaços, necessários ao bom funcionamento deste equipamento.
Duarte Novo, Presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, referiu que se trata de “mais um passo na concretização deste projeto, tão ansiado pela população de toda a freguesia de Oiã”.
“A saúde é uma das maiores preocupações da nossa população e a Câmara Municipal tudo tem feito, dentro das suas competências, para garantir as melhores condições aos utentes e profissionais desta área”, acrescentou o autarca.