O Centro de Portugal marca presença na Fairway (VI Fórum do Caminho de Santiago), feira bianual que decorre entre 9 e 11 de novembro, na Cidade da Cultura, em Santiago de Compostela.
Evento organizado pela Junta da Galiza e pela Deputação da Corunha é o único fórum internacional inteiramente dedicado à via de peregrinação mais percorrida do mundo e reúne mais de 200 marcas e destinos ligados aos Caminhos de Santiago.
A Turismo Centro de Portugal (TCP) participa integrada num stand conjunto que congrega as quatro entidades nacionais gestoras dos Caminhos de Santiago certificados: Turismo do Centro de Portugal, Turismo do Porto e Norte, Turismo do Alentejo e Ribatejo e Federação Portuguesa dos Caminhos de Santiago.
Ao longo dos três dias de feira, a TCP irá destacar a diversidade e autenticidade dos sete Caminhos de Santiago que atravessam o Centro de Portugal: o Caminho Central e o Caminho Português do Interior (ambos já certificados), além do Caminho de Torres, do Caminho Portugal Nascente, do Caminho Marítimo, do Caminho do Ocidente e da Via da Estrela (em processo de certificação ou em fase de desenvolvimento).
Estes sete percursos foram reunidos num guia completo, que será apresentado aos visitantes da feira.
O novo “Roteiro dos Caminhos de Santiago no Centro de Portugal” combina história, espiritualidade e informação prática sobre cada itinerário, com mapas, altimetrias, curiosidades, atrações turísticas e códigos QR para descarregar os percursos.
O programa da participação da Turismo Centro de Portugal começa às 12h00 de dia 9, com a inauguração oficial da feira.
No dia 10, às 11h00, terá lugar a apresentação dos Caminhos Portugueses de Santiago, pelo Turismo de Portugal, e no dia 11, às 11h00, a TCP apresenta o “Roteiro dos Caminhos de Santiago no Centro de Portugal”.
Durante o certame, o público poderá ainda provar produtos emblemáticos do Centro de Portugal, como queijos e vinhos, assistir à projeção de vídeos institucionais e conhecer as propostas turísticas do território, através da distribuição de material promocional no balcão da TCP.
Rui Ventura, presidente da Turismo Centro de Portugal, sublinha a importância da presença na Fairway.
“O Centro de Portugal é, por excelência, um território percorrido desde os tempos medievais pelos peregrinos de Santiago. Os sete Caminhos que cruzam o coração do país são testemunhos de fé, mas também da cultura, da natureza e da hospitalidade das nossas comunidades”.
“A presença na Fairway reforça o papel da região na grande rede internacional do Caminho de Santiago. Esta participação insere-se num objetivo comum de promoção internacional do turismo religioso e espiritual, com foco nos Caminhos de Santiago e de Fátima, dois produtos estruturantes da nossa oferta. Ao mesmo tempo, é mais um passo importante na estratégia que a Turismo Centro de Portugal tem vindo a desenvolver de aproximação aos territórios vizinhos, tanto em Portugal como em Espanha, tendo em vista a promoção internacional conjunta”, acrescenta.