Ílhavo: Seminário "Desafios do Mar Português" dedicado ao papel das mulheres na cultura marítima.

O Museu Marítimo de Ílhavo promove, a 15 de Novembro, a 13.ª edição do Seminário "Desafios do Mar Português" em momento que assinala o Dia Nacional do Mar.

“As Mulheres do Mar" é o tema da edição deste ano, que promove a reflexão sobre o papel das mulheres no âmbito da cultura marítima.

Mais do que revisitar o passado, este seminário lançará novas perspetivas sobre a presença feminina no mar português e reforçará a importância de integrar essas experiências na construção de uma memória coletiva mais rica e representativa.

É uma iniciativa integrada na Década das Nações Unidas da Ciência dos Oceanos para o Desenvolvimento Sustentável (2021-2030) e com a parceria do CITCEM – Centro de Investigação Transdisciplinar “Cultura, Espaço e Memória”, da Universidade do Porto.

Durante o seminário, será anunciado o vencedor do “Prémio de Estudos em Cultura do Mar - Octávio Lixa Filgueiras”, que distingue autores de dissertações académicas ou de trabalhos de investigação realizados no âmbito da cultura marítima-fluvial, nomeadamente nas áreas da História, Antropologia e Etnografia Marítima, Arquitetura Naval, Arqueologia Naval e Subaquática, Patrimónios Marítimos e Museologia.

É também dia de lançamento da 13.ª edição da ARGOS (Revista do Museu Marítimo de Ílhavo).

Investigadores de várias universidades passam por diferentes painéis e às 16h haverá mesa redonda sobre “Mar no feminino: perspetivas atuais”.

Sob a moderação de Inês Amorim (FLUP/CITCEM) conversa com Raquel Gaspar (Ocean Alive), Helena Vieira (WIN BIG), Maria João Bebianno (CIMA-UAlg) e Maria José Costa (AMONET).

Segue-se, às 17h30, o encerramento do fórum.