O Município de Oliveira do Bairro prepara-se para apresentar duas candidaturas a fundos nacionais e comunitários com projetos de apoio a famílias vulneráveis e à integração de migrantes.
As candidaturas, no valor global de cerca de 650 mil euros, são direcionadas à integração.
A candidatura “Diferentes somos todos”, a ser apresentada pela autarquia oliveirense no âmbito do programa de Contratos Locais de Desenvolvimento Social (CLDS) 5G, tem como público alvo as famílias mais vulneráveis, incluindo pessoas com deficiência/incapacidade, e apresenta como objetivos promover a igualdade, facilitar a integração, efetuar um acompanhamento de proximidade, combater a discriminação, prestar informação sobre os seus direitos e deveres e promover uma melhor consciência coletiva dos contextos de emergência social.
O valor da candidatura, que ainda vai passar pelo executivo municipal, é de 454,667,00€, com 85% de comparticipação a fundo perdido do Fundo Social Europeu +.
O segundo projeto , em candidatura de 192 mil euros, aposta na elaboração de um novo Plano Municipal para a Integração de Migrantes de Oliveira do Bairro, para implementação entre janeiro de 2025 e março de 2027, que vem na sequência de uma primeira versão, concretizada entre 2020 e 2022.
De acordo com Lília Ana Águas, Vereadora responsável pelas áreas da ação social e da integração de migrantes do Município, os projetos são relevantes mas ficam à espera da avaliação às candidaturas.
“São dois projetos muito importantes que queremos muito implementar, de forma a ajudar cada vez mais pessoas, mas não nos podemos esquecer que se tratam de candidaturas e que estamos a concorrer com autarquias de todo o país”, avançou Lília Ana Águas.