Ílhavo: Empreitadas em escolas começaram esta semana.

Ílhavo assinala o arranque formal das obras de reabilitação nas escolas Básica José Ferreira Pinto Basto e Secundária Dr. João Carlos Celestino Gomes.

A assinatura dos autos de consignação foi o último passo antes desse início formal participado por representantes da autarquia, empreiteiros e direção do agrupamento.

Na Escola Básica José Ferreira Pinto Basto, a obra adjudicada ao Consórcio Tree Civil e Tree Estruturas tem o valor de 5 milhões (acrescidos de IVA), com um prazo de execução de 12 meses.

A intervenção decorrerá por fases e visa corrigir patologias existentes, melhorando as condições de conforto térmico e acústico, bem como a eficiência energética.

Esta obra será financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), num montante total de 5.961.332,35 euros que, além da empreitada, financiará o aluguer de estruturas provisórias e aquisição de mobiliário e equipamento.

A empreitada de requalificação e ampliação da Escola Secundária Dr. João Carlos Celestino Gomes foi adjudicada à empresa Embeiral, por 8.4 milhões de euros (acrescidos de IVA), com um prazo de execução de 14 meses.

Esta intervenção permitirá dotar a escola de melhores condições para o ensino, ao nível do conforto térmico e acústico, a segurança, a eficiência energética, a funcionalidade e a acessibilidade para pessoas com mobilidade condicionada.

O financiamento desta obra ascende a 9.3 milhões, também via PRR, e para as mesmas ações da Escola Básica.

Nas sessões de assinatura dos autos de consignação, o vice-presidente e vereador das Obras Públicas, João Diogo Semedo, o carácter “prioritário” dado às obras em três escolas do Município.

“A Educação, a Saúde e a Habitação, foram, desde logo, definidas como áreas de intervenção estratégica determinantes para o Município de Ílhavo".

Sublinhou ainda, que “estes investimentos representam, após um árduo trabalho que incluiu a identificação de necessidades, o desenvolvimento de projeto e a abertura de concursos de empreitada, uma grande conquista para o Município, nomeadamente para o futuro das crianças e jovens".

A diretora do Agrupamento de Escolas de Ílhavo, Conceição Canhoto, manifestou “grande satisfação” pelo arranque das obras e reiterou o compromisso da comunidade escolar em colaborar para o bom desenvolvimento dos trabalhos.

"Sabemos que haverá alguns constrangimentos, mas estaremos sempre disponíveis para que tudo corra bem. Estas reabilitações são uma mais-valia para toda a comunidade escolar e um sonho concretizado no final do meu mandato."

O presidente da Câmara Municipal de Ílhavo, João Campolargo, congratulou-se com o início das empreitadas, felicitando e agradecendo o empenho de todas as partes envolvidas. Apelou ainda à compreensão e tolerância da comunidade escolar ao longo dos próximos meses, salientando que estas obras são "urgentes, importantes e desejadas".