O Município de Estarreja assume o Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social.
Formaliza os acordos de cooperação, esta segunda-feira, dia 3, às 10h, nos Paços do Concelho.
A autarquia passa a assumir as competências no domínio de Ação Social, no quadro de transferência de competências do Estado para as Autarquias Locais e chama parceiros locais à gestão da pasta.
Associação de Solidariedade Estarrejense, Centro Paroquial e de Assistência da Freguesia de Pardilhó, Centro Paroquial e Social de Santa Marinha de Avanca e Fundação Benjamim Dias Costa são os braços desta política descentralizada.
Este momento simbólico marcará o início de uma nova fase do SAAS, sob coordenação do Município de Estarreja e com o apoio das entidades referidas para o funcionamento deste serviço.
A Câmara Municipal passa a assegurar o serviço de atendimento e acompanhamento social de pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade e exclusão social e o acompanhamento da componente de inserção aos beneficiários de Rendimento Social de Inserção (RSI).
O trabalho será garantido por uma equipa técnica constituída por profissionais de serviço social, de psicologia, de educação social, de ação direta e coordenadora.
O Gabinete de Atendimento Social Integrado qualifica o atendimento social, com vista a uma resposta mais eficaz e concertada, às pessoas e famílias, que se apresentam em contexto de vulnerabilidade social.
Procurando otimizar os resultados da intervenção social, rentabilizando os recursos existentes, este gabinete constitui um espaço privilegiado de manifestação e diagnóstico das necessidades e dos problemas da população, os quais exigem uma intervenção continuada e global.