Ílhavo não adere ao programa 'És.Cultura 18' que prevê acesso anual gratuito a equipamentos e atividades culturais para jovens até aos 18 anos e considera que o PS faz brindes desde que sejam pagos por terceiros.
O autarca de Ílhavo que tinha sido acusado pelo PS de não levar a proposta dos vereadores da oposição ao debate, no início de julho, afirma que não faz sentido sentido "fazer flores" à custa das autarquias.
No dia em que o tema chegou ao debate dos vereadores, o autarca recordou que já existe acesso livre nalguns fins de semana do ano aos museus municipais (com áudio)
O programa 'És.Cultura 18' é uma medida resultante do Orçamento Participativo Portugal - 2017, em vigor desde Abril de 2018.
Depois da troca de palavras mais acesa entre a maioria e a oposição, na reunião de Julho, a proposta foi votada e chumbada no início de Agosto.
A maioria diz que não se esconde mas sustentou a decisão num parecer técnico interno e, politicamente, assume que não contribui para a iniciativa socialista.
O PS que tinha acusado os sociais democratas de "esconderem" a agenda para uma reunião privada acabou por ver a discussão feita em reunião pública.
Acusou a maioria de “cobardia política” por se escudar no parecer interno. E defendeu que o chumbo é político (com áudio)