A Universidade de Aveiro (UA) recebe pela primeira vez o Festival Política, nos dias 15 e 16 de outubro, num programa de entrada gratuita que cruza humor, reflexão e participação cívica.
O ilustrador e humorista Hugo van der Ding, a performer e comunicadora Beatriz Gosta e o investigador e especialista em estudos urbanos António Brito Guterres preparam-se para subir ao palco para envolver a comunidade numa reflexão crítica e participativa sobre cidadania, igualdade e justiça social.
O Festival abre a 15 de outubro, às 21h30, no Auditório Renato Araújo, com o espetáculo de Hugo van der Ding, “O que importa é participar”, onde o autor vai realizar uma viagem humorística pela História de Portugal recordando episódios insólitos de revoltas, greves e lutas populares.
A sessão (M/16) terá interpretação em Língua Gestual Portuguesa e requer reserva na BOL.
No dia seguinte, a 16 de outubro, António Brito Guterres propõe uma oficina de cartografia representativa da cidade de Aveiro à luz das tendências globais.
O encontro decorre a partir das 15h00, na Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro.
A inscrição é obrigatória através de envio de email para scirp@ua.pt indicando nome, contacto telefónico e a indicação da existência ou não de algum condicionamento na mobilidade ou necessidade de Língua Gestual Portuguesa.
A lotação está limitada às primeiras 30 pessoas a enviarem mensagem.
No Grupo Experimental de Teatro da Universidade de Aveiro (GrETUA), a partir das 19h00, António Brito Guterres vai falar sobre "Cidades: espaços de desigualdade e resistência".
A inscrição na conferência está limita a 70 pessoas.
O encerramento do Festival Política estará a cargo de Beatriz Gosta, que a 16 de outubro, às 21h30, sobe ao palco do Auditório Renato Araújo.
Num espetáculo de humor (M/16), igualmente acessível em Língua Gestual Portuguesa, a artista abordará temas como feminismo, discriminação e preconceito, partindo das inquietações que atravessam também o seu mais recente trabalho, Resort.
A entrada é livre mediante reserva na BOL.