Ílhavo assinala o Dia Internacional do Idoso com o lançamento da programação da Maior Idade para o último trimestre do ano.
Os três equipamentos municipais do programa (Laboratório do Envelhecimento, Fórum Maior Idade e Sala Estar) apresentam uma agenda com marcas de “cultura, ciência, convívio, tradição, inovação e solidariedade”.
O Laboratório do Envelhecimento, em Ílhavo, será, uma vez mais, um espaço de produção de conhecimento.
Além de acolher regularmente dezenas de investigadores portugueses e estrangeiros, incluindo investigadores ingleses que desenvolvem trabalhos inovadores na área da saúde e do envelhecimento, o Laboratório organiza iniciativas culturais como o Ciclo de Cinema “Persistência na Paixão” (3 a 7 de novembro), a Exposição “Barro de Saudade” (2 a 12 de dezembro) sob orientação da investigadora Adela Pakandlova, com obras criadas por pessoas em processo de luto, e a Oficina de Bordado Palestiniano – Tatreez (20 de novembro), orientada por Rita Alsalaq, que dará a conhecer esta arte ancestral e identitária.
Este espaço recebe ainda apresentações como a mostra de cachecóis multicolor e o lançamento de peças de roupa para animais abandonados do CROACI (26 de novembro e 4 de dezembro), em resultado do trabalho desenvolvido nas oficinas de tricô.
A música e as artes performativas também terão expressão, com aulas e oficinas de danças, cavaquinhos, ukuleles e teatro, bem como a apresentação da revista “Maiores à Solta” (27 de novembro, às 19h00, na Fábrica das Ideias da Gafanha da Nazaré), criada por 28 participantes do projeto Maiores no Teatro.
O Fórum Maior Idade, na Gafanha da Nazaré, será espaço para a educação ambiental e saúde.
Destaca-se a Exposição “Arvoredo Urbano” (outubro a dezembro), dedicada à importância das florestas urbanas, e a exposição “As minhas bicicletas!” (29 de outubro, Coimbra), que presta homenagem à história e à paixão pelo ciclismo de Manuel Ramos.
A dimensão ambiental estará em destaque na iniciativa "Trocar É Chique" (feira de trocas e de venda, através de inscrição prévia) no dia 15 de novembro, quer com visitas e passeios de carácter interpretativo e científico, como o Passeio de Borboletas na Pateira de Frossos (16 de novembro) e a Visita ao Centro de Interpretação do Rio Águeda (3 de dezembro).
A Sala Estar, na Gafanha da Encarnação, celebra em dezembro o seu primeiro aniversário.
A data será assinalada no dia 19, com uma festa aberta à comunidade.
Até lá, a programação inclui oficinas práticas, como “Burlas Informáticas a Evitar” (31 de outubro) e “Como usar a App Saúde 24” (28 de novembro), dedicadas à literacia digital, segurança e autonomia.
Todas as sextas-feiras, às 10h00, realizam-se aulas de literacia digital para a utilização de computador.
Para além destas propostas, a programação inclui atividades regulares, entre elas aulas de dança, ritmos, hidroginástica, técnicas de relaxamento, oficinas de tricô, macramé, jogos tradicionais e estimulação cognitiva.