Autárquicas: BE defende remunicipalização dos transportes.

O Candidato do Bloco de Esquerda denuncia “falhas graves” nos transportes públicos em Aveiro e volta a defender a remunicipalização.

João Moniz cumpriu o clássico passeio de autocarro em linhas de Aveiro.

Reuniu-se com utentes e ouviu diretamente as suas queixas e preocupações.

As críticas mais frequentes dos utilizadores incidem sobre “os recorrentes atrasos das carreiras, que em alguns casos já causaram problemas sérios junto das suas respetivas entidades patronais”.

A estas queixas juntam-se a “supressão de horários sem qualquer aviso prévio, o que levanta sérias questões sobre toda a confiabilidade da operação de transportes públicos”, bem como “a sobrelotação recorrente nos horários da manhã e final de tarde, algo que torna o percurso quotidiano casa-trabalho-casa uma experiência desconfortável e mais um fator de deterioração da qualidade de vida”.

Os utentes referiram ainda “a falta de condições mínimas de proteção e conforto de muitas paragens de autocarro espalhadas fora do centro urbano”.

Perante este cenário, João Moniz recorda que “o tempo veio dar razão ao Bloco de Esquerda, quando rejeitámos o caminho de destruição da empresa pública de transportes durante os anos de Élio Maia. Da mesma forma que nos deu razão quando recusámos a privatização dos transportes públicos vendida por Ribau Esteves como uma inevitabilidade. Os grandes responsáveis por este estado lastimável de serviço público têm apenas um nome: o PSD/CDS, que ao longo de décadas o destruíram”.

“O Bloco de Esquerda defende a mobilidade como um direito e recusa a lógica de concessões ruinosas que entregaram milhões a privados para reduzir a oferta à população. É por isto que propomos a remunicipalização da AveiroBus e a criação de uma empresa pública intermunicipal de transportes capaz de garantir um serviço qualificado, com mais carreiras, horários ajustados às necessidades reais e preços mais acessíveis.”