As praias do concelho de Ílhavo já têm hasteadas as bandeiras azuis e praia acessível e depois de uma morte na Costa Nova a meta é terminar a época balnear com uma vítima mortal.
Na segurança são investidos 28722 euros num protocolo com a associação ResgatÍlhavo que traçou a meta esta manhã na assinatura do acordo com a Câmara de Ílhavo e a APA.
Há 11 nadadores na Barra e 8 na Costa Nova prolongando-se a vigilância no sul da Costa Nova numa área sem concessionário.
O capitão do Porto de Aveiro acredita que estão reunidas as condições para cumprir a missão com êxito (com áudio)
Os nadadores agradecem a confiança e retribuem com elogio ao capitão Carlos Isabel que está a terminar a comissão de serviço em Aveiro. André Baroet diz que o comandante sempre foi parte da solução (com áudio)
Discursos em jeito de despedida para o capitão do porto de Aveiro mas também de lançamento das operações. A morte de um banhista em zona não vigiada fica a marcar esta época balnear.
Os nadadores dizem que tudo foi feito para responder atempadamente.
Para a Autarquia, os galardões de qualidade significam que as praias da Barra e da Costa Nova têm apresentado, ao longo de vários anos, “uma água balnear de qualidade" e serviços igualmente bons.
Fernando Caçoilo explica que o município investe centenas de milhares de euros em limpeza e segurança. E diz que não tendo ainda assumidas as competências descentralizadas, uma vez que as reuniões foram tardias, está tudo preparado para mais uma época balnear (com áudio)
O porto de Aveiro acompanha o investimento e não esconde que há uma compatibilização de usos que é de assinalar. Sendo uma região portuária tem sabido garantir o usufruto das praias em condições de limpeza e segurança.
"Se olharem as cidades mundiais desenvolvem-se perto de portos. Aqui há um equilíbrio que deve ser motivo de orgulho".