Estarreja: Conferência debate impactos do ruído na saúde.

O Cineteatro de Estarreja acolhe conferência sobre os impactos do ruído na saúde e na sustentabilidade.

Trata-se de um dos principais fatores de degradação ambiental e de stress, afetando a saúde humana, o bem-estar dos ecossistemas e a qualidade de vida nas cidades. Apesar disso, continua muitas vezes esquecido nas políticas públicas e na perceção coletiva.

Com o objetivo de lançar o debate e promover a reflexão sobre esta temática, a Câmara Municipal de Estarreja promove, no âmbito do seu Compromisso Verde, a conferência “Ruído Ambiente: o poluente esquecido”, esta sexta-feira, entre as 8h45 e as 13h00, no Cineteatro de Estarreja.

Dois painéis temáticos irão reunir especialistas de várias áreas, da gestão ambiental à saúde pública e à bioacústica.

O primeiro painel, dedicado à “Gestão do Ruído em Portugal”, será moderado por Myriam Lopes, da Universidade de Aveiro, e contará com intervenções de Dilia Jardim, da Agência Portuguesa do Ambiente, Lígia Torres Silva, da Universidade do Minho e Sandra Miranda, da Associação ZERO.

O segundo painel, subordinado ao tema “Ruído e Saúde Individual, Pública e Ambiental”, será moderado por Diana Ferreira, do Jornal de Notícias, e contará com a participação de Daniel Saldanha Resendes, da Associação Nacional de Médicos de Saúde Pública, Ângela Reis Rego, da Associação Portuguesa de Otoneurologia/ Instituto CUF Porto, e Manuel Guerreiro Vieira, da Fish Bioacoustics Lab | MARE.

Esta conferência integra o Compromisso Verde, programa municipal que reforça o papel de Estarreja na promoção da sustentabilidade ambiental e da qualidade de vida dos seus cidadãos.