Noite de cinema no Aveirense em “filmes das nossas terças”.
Desta vez com um filme premiado em Cannes em 2025.
A polémica longa-metragem “Sirât”, do realizador espanhol Oliver Laxe, protagonizada por Sergi López, Bruno Nuñez Arjona, Stefania Gadda e Joshua Liam Herderson, vai marcar a noite.
“Sirât” é uma coprodução Espanha–França que conquistou o Prémio do Júri no Festival de Cannes 2025, e promete ser um dos momentos altos desta edição.
No filme, um pai (Sergi López) e o seu filho chegam a uma rave nas montanhas do sul de Marrocos em busca de Mar — filha e irmã — desaparecida há meses numa dessas festas intermináveis.
																			
Rodeados por música eletrónica e uma sensação de liberdade crua e hipnótica, mostram a sua fotografia repetidamente, agarrados a uma esperança que teima em desvanecer-se.
Seguem um grupo de ravers rumo a uma última festa no deserto, onde a viagem se transforma num confronto com os seus próprios limites e medos.
A sessão inaugural, esta terça, 4 de novembro, apresenta ainda a curta-metragem de animação “O Antiquário”, realizada por Manuel Matos Barbosa e produzida pela Filmógrafo e o Cine Clube de Avanca.
																			
A obra será exibida com recursos de acessibilidade para ensurdecidos e invisuais na abertura da sessão.
As próximas sessões de novembro continuarão a oferecer ao público cinema de autor, experiências acessíveis e novos olhares sobre o mundo, sempre nas noites das terças-feiras, no Teatro Aveirense.
Como habitualmente, o preço do bilhete é de 4€, permitindo um desconto de 50% com o Pack de novembro.
																			
O ciclo “Os Filmes das Nossas Terças” é uma programação da Plano Obrigatório, com o apoio do Teatro Aveirense, do Município de Aveiro e do ICA / Ministério da Cultura, Juventude e Desporto.
O ciclo “Os Filmes das Nossas Terças” continua ao Teatro Aveirense durante o mês de novembro, com sessões de cinema às 21h30 nas terças-feiras 4, 18 e 25 de novembro.
A programação de novembro distingue-se pela inclusão de curtas-metragens com acessibilidade, que antecedem as longas-metragens exibidas.
Esta iniciativa resulta de uma parceria com o Festival Cinema Acessível, promovido pelo Politécnico de Bragança, reforçando o compromisso com uma cultura mais inclusiva e para todos.