Aveiro: Chega pede documentos que sustentam despesa com livro de Ribau Esteves.

O vereador do Chega eleito na Câmara de Aveiro confirma a entrega de um requerimento, na primeira reunião do mandato, a solicitar entrega de informação sobre o livro “Aveiro, Coragem para Mudar”, de Ribau Esteves, apresentado em final de mandatos e financiado pela autarquia.

Diogo Soares Machado diz que o faz “em coerência com o compromisso publicamente assumido de defender o rigor financeiro, a transparência e a separação clara entre o exercício de funções públicas e a promoção pessoal ou política”.

A obra foi suportada pelo município em 13.350 euros, destinados à conceção, paginação, impressão e acabamento de 2.000 exemplares, através de adjudicação à editora Edições Afrontamento.

“O livro encontra-se atualmente à venda ao público por €18,00, valor este que reforça a necessidade de esclarecer se houve ou não receita municipal associada à sua comercialização e, sobretudo, se os direitos de autor ou lucros foram atribuídos ao próprio autor”, refere Diogo Machado que admite pedir a restituição da verba investida.

“Caso se confirme a despesa municipal, será exigido que o valor total seja restituído pelo autor, de forma a corrigir o que consideramos uma indevida utilização de recursos públicos”.

O Chega quer ter acesso aos documentos que estiveram na base dessa despesa e revela que os vereadores da autarquia e o presidente não manifestaram qualquer discordância.