As investigadora Catarina Paquete (ITQB NOVA), a empresa Surgeon Mate e a Universidade de Aveiro são os grandes vencedores do Prémio INOVA+2024.
Em cada categoria, o primeiro classificado receberá um prémio pecuniário de 5 mil euros, enquanto o segundo e o terceiro terão acesso a serviços de consultoria especializada no valor de 2,5 mil euros.
Com o Alto Patrocínio do Presidente da República, o Prémio INOVA+ é organizado pela consultora e tem como parceiros a Agência Nacional da Inovação, a Associação Industrial Portuguesa, o Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos, o Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas e a Direção-Geral das Artes.
A UA foi distinguida na categoria Inovação para Cidades Criativas com o “EDUCITY”.
Trata-se de um projeto que contribuir para a sustentabilidade da cidade de Aveiro, criando um ambiente inteligente de aprendizagem.
É suportado por uma app móvel com jogos para serem explorados em passeios pela cidade.
Estes jogos são cocriados pela comunidade escolar, académica e geral e integram recursos em Realidade Aumentada, como simulações com base em dados de sensores ambientais, animações 3D, spots informativos, entre outros.
Criado em 2022 para assinalar o seu 25º aniversário da consultora o Prémio INOVA+ alcançou, na sua segunda edição, um crescimento assinalável traduzido em mais de 340 manifestações de interesse e 80 candidaturas.
O Prémio INOVA+ 2024 teve como grande novidade a criação de uma categoria destinada a projetos de inovação pública, cruzando arte e ciência e/ou tecnologia.
Os vencedores da categoria Cidades Criativas foram decididos através de uma votação online que suscitou um grande interesse e envolvimento do público, somando mais de 270 mil votos.
O pódio dos vencedores das categorias de inovação científica, empresarial e pública é completado, respetivamente, pelos investigadores Vicente Garção (Instituto de Telecomunicações – Técnico Lisboa) e Vitor Gaspar (CICECO – Instituto de Materiais de Aveiro), pelas empresas Nevaro e BestHealth4U, assim como, nas entidades públicas, pela Junta de Freguesia de Santo António (Lisboa) e Câmara Municipal de Coimbra.
Nas categorias de Inovação Empresarial e Inovação Científica, os vencedores foram apurados por deliberação do júri, que reuniu representantes do mundo académico e empresarial.
O painel de jurados foi constituído por Eurico Neves, Chairman da INOVA+ e por representantes das entidades parceiras do Prémio INOVA+ 2024: Diogo Gomes de Araújo, (ANI), Benvinda Catarino (AIP), Paulo Jorge Ferreira (CRUP), Maria de Fátima Nunes de Carvalho (CCISP) e Bruno Coelho (DGArtes).
“Esta segunda edição do Prémio INOVA+ voltou a ser um sucesso, tanto em quantidade como em qualidade de candidaturas, com várias propostas tanto a nível científico como a nível empresarial com um elevado grau de inovação e uma boa maturidade em termos de aproximação ao mercado”, afirma Eurico Neves, Chairman da INOVA+.