Professores das Universidades de Aveiro e Coimbra levam “Histórias com Ciência” às escolas da região num ciclo que já passou pela Gafanha da Nazaré (com áudio).
O ciclo de sessões “Histórias com Ciência na Biblioteca Escolar”, proposto por departamentos e unidades de investigação da UA e dca UC, em parceria com a Rede de Bibliotecas Escolares do Ministério da Educação, desafia sete agrupamentos de escolas da região para um conjunto de sessões sobre histórias com e sobre ciência.
O projeto tem vindo a decorrer, ao longo dos últimos três anos letivos, primeiro com os agrupamentos de escolas do concelho de Aveiro (Agrupamento de Escolas de Aveiro, Agrupamento de Escolas José Estêvão, Agrupamento de Escolas Dr. Mário Sacramento e Agrupamento de Escolas de Esgueira) e, a partir da segunda edição, com os dois agrupamentos do concelho de Ílhavo (Agrupamento de Escolas de ílhavo e Agrupamento de Escolas da Gafanha da Nazaré), a que se juntou também no presente ano letivo o Agrupamento de Escolas da Murtosa.
O projeto está a crescer e tem cada vez mais escolas interessadas em encontros para público pré-universitário promovendo a reflexão e o gosto dos alunos por temáticas do âmbito da História das Ciências e Tecnologia.
A coordenação do evento está a cargo de António Andrade, professor do Departamento de Línguas e Culturas e investigador no Centro de Línguas, Literaturas e Culturas (CLLC), a quem incumbe a articulação com os diferentes intervenientes da UA e com os oradores, e de José António Videira Saro, Coordenador Interconcelhio da Rede de Bibliotecas Escolares – Ministério da Educação, a quem incumbe a articulação com esta rede e as escolas.
A organização do ciclo de conferências compete aos dois elementos referidos anteriormente e aos seguintes professores da UA: Helmuth Malonek, docente no Departamento de Matemática e investigador do Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDMA), Isabel Malaquias e Vítor Bonifácio, docentes no Departamento de Física e investigadores do Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF).
A marcação das sessões, dirigidas ao público escolar do 10.º ao 12.º anos de escolaridade, é feita a pedido dos professores bibliotecários de cada agrupamento, a quem cabe, auscultados os colegas das várias disciplinas interessados em assistir com os seus alunos às sessões, solicitar aos coordenadores do projeto essa marcação.