Regina Bastos reclama prioridade para a reabilitação do Hospital Visconde de Salreu.

Regina Bastos reclama prioridade para a reabilitação do Hospital Visconde de Salreu.

A deputada do PSD eleita por Aveiro e ex-presidente da Assembleia Municipal de Estarreja exorta o governo a atribuir prioridade ao projeto de reabilitação do Hospital Visconde de Salreu, no concelho de Estarreja, reivindicação antiga da comunidade local.

Intervindo na discussão do Orçamento do Estado para 2026, a parlamentar social democrata sublinhou que o Município já manifestou disponibilidade para comparticipar no montante necessário para a empreitada.

“Em nome de Estarreja e da comunidade”, Regina Bastos levou duas questões relacionadas com o concelho à Comissão de Orçamento, Finanças e Administração Pública, nomeadamente a relacionada com o Hospital Visconde de Salreu, que, como realçou, é “uma necessidade há muito identificada pela ULS [Unidade Local de Saúde] da Região de Aveiro e pelo Município”.

A deputada aveirense questiona a Ministra sobre as apostas naquela unidade da ULS da região de Aveiro.

“Se prevê o Ministério inscrever a intervenção na unidade hospitalar estarrejense como prioridade para, assim, permitir o lançamento da empreitada e o acesso ao financiamento do [Programa] Centro 2030”, tendo realçado a “disponibilidade do Município para assumir algum investimento, também”.

Na audição da ministra da Saúde, Regina Bastos referiu-se, por outro lado, aos projetos financiados pelo Plano de Recuperação e Resiliência nos cuidados primários em Avanca, Pardilhó, Estarreja e Terras do Antuã, questionando “de que forma será salvaguardado o financiamento quando, por motivos alheios ao Município, as obras não possam ser concluídas dentro do prazo contratual”.

Coube a Francisco Rocha Gonçalves, secretário de Estado da Gestão em Saúde, responder, para garantir que o Hospital Visconde de Salreu “está mapeado para intervenção urgente”, tendo anunciado que a ACSS (Administração Central do Sistema de Saúde, IP) está a concluir os trabalhos.

O governante revelou que está um relatório em fase final de realização localmente, que será submetido à tutela para decisão.