"Anadia nunca abdicará de ser tratada com a dignidade que merece e que conquistou” - Jorge Sampaio.

O novo presidente da Câmara de Anadia elogia Teresa Cardoso pela liderança política ao longo dos últimos anos e deixa claro que fica como exemplo pela capacidade de trabalho.

No momento em que assume funções, Jorge Sampaio deixou palavra de reconhecimento pela antecessora.

Realçou a “seriedade, capacidade de trabalho, rigor, dedicação e visão de futuro”.

Deixou ainda uma palavra de agradecimento aos funcionários do Município “pela disponibilidade, esforço e dedicação”.

Do presidente da Assembleia Municipal cessante destacou a retidão, disciplina, dedicação e o rigor com que sempre exerceu o cargo”.

Aos novos deputados municipais desejou “o mesmo grau de seriedade, dedicação e responsabilidade”, afirmando que “a responsabilidade que o povo de Anadia vos deu é a mais elevada tarefa que a democracia local prevê”.

Enalteceu a postura do novo presidente da Assembleia Municipal em todo o processo autárquico, sublinhando que “ser candidato a presidente da Assembleia Municipal de Anadia é um desígnio que exige da tua parte duas características que sei que tens – amor à tua terra e humildade”.

Jorge Sampaio dirigiu-se aos presidentes de Junta de Freguesia dizendo que é sobre eles que “recai a árdua tarefa de estar mais próximo de todos e de ter a porta sempre aberta, para ouvir tudo e tantas vezes ouvir aquilo que nem é da vossa responsabilidade”.

Prometeu “um diálogo constante e uma parceria permanente”.

Aos membros do Governo presentes na cerimónia, o novo edil deixou a mensagem de que “Anadia nunca abdicará de ser tratada com a dignidade que merece e que conquistou”, afirmando que “seremos intransigentes na defesa dos nossos direitos e das nossas vontades”.

A Mesa da Assembleia Municipal é liderada por Pedro Esteves, tendo como secretários, Vera Ladeira e João Gaspar.

O novo presidente da AMA refere que “a Assembleia Municipal será, como sempre deve ser, construtiva e um espaço de cooperação institucional leal”, sublinhando que “fiscalizaremos com rigor, mas também com sentido de responsabilidade, conscientes de que o nosso papel não é travar o desenvolvimento, mas contribuir para que ele seja justo, equilibrado e sustentável”.

Pedro Esteves defendeu a necessidade “de continuar a afirmar Anadia como um concelho moderno, inovador e amigo das pessoas. Um concelho que valoriza os seus jovens, apoia os seus empresários, protege o seu ambiente e cuida dos seus mais velhos”.

“A Assembleia Municipal é a casa da democracia local. É aqui que se debatem ideias, se fiscaliza a ação do executivo e, acima de tudo, onde se garante que a voz dos cidadãos é ouvida e respeitada”, afirmou ainda. No seu entender “a Assembleia Municipal deve estar mais próxima dos cidadãos, mais aberta às suas preocupações, mais atenta às suas necessidades”.

Na sessão, discursaram também os representantes das forças políticas com assento na Assembleia Municipal, designadamente Anadia Primeiro PSD/CDS, PS, Chega e SPNT.