A Feira de Emprego e Formação, de Ílhavo, acolheu cerca de 800 participantes.
Estimativa apresentada pela autarquia que faz balanço positivo ao evento deste início de semana.
No “Espaço Emprego”, estiveram presentes 25 empresas e entidades da Região de Aveiro, distribuídas em balcões de esclarecimento, orientação profissional e entrevistas rápidas.
O “Espaço Formação” envolveu os Agrupamentos de Escolas de Ílhavo e da Gafanha da Nazaré, Bombeiros Voluntários de Ílhavo, CASCI, Centro Qualifica da Gafanha da Nazaré, FOR-MAR, GNR, IPDJ, Marinha, PSP, ISCIA e Universidade de Aveiro, que também apresentaram as suas ofertas formativas e vocacionais.
Durante a manhã, mais de 300 alunos do Ensino Secundário assistiram ao workshop vocacional e motivacional “Não sei o que quero ser. É difícil escolher!”, dinamizado por Renato Paiva, da Clínica da Educação.
A entrega de diplomas do Centro Qualifica da Gafanha da Nazaré encerrou o programa.
Com a escassez de mão de obra a marcar a vida das empresas, a Feira foi mais um momento de encontro entre potenciais empregadores, empresas de recrutamento e trabalhadores.
Na sessão de abertura, o presidente da Câmara Municipal de Ílhavo, João Campolargo, destacou o empenho em “combater o desemprego, dinamizando parcerias entre o tecido empresarial e as instituições de ensino e formação do município e da região, de forma a compatibilizar a oferta formativa com as necessidades de recursos humanos das empresas.”
Realçou que a iniciativa “é uma aposta no fortalecimento do desenvolvimento económico local, servindo de apoio à capacitação e à motivação dos que procuram emprego e uma profissão”.