Que importância têm as redes sociais e os restantes canais de comunicação no relacionamento dos adeptos leoninos com o Sporting? São fundamentais não só para fortalecer o relacionamento dos fãs com o clube como também para expandir a marca do leão. A garantia é dada por Tiago Marques, estudante do Mestrado em Gestão da Universidade de Aveiro (UA) que, num trabalho inédito em Portugal, analisou o peso das estratégias de comunicação implementadas pela atual direção do clube junto dos adeptos.
O estudo, que já valeu a Tiago Marques a atenção de Bruno de Carvalho, presidente do Sporting, vai ser apresentado na 9th Annual Edition of EuroMed Conferences “Innovation, Entrepreneurship and Digital Ecosystems” na Universidade de Varsóvia (Polónia) de 14 a 16 de setembro.
“As redes sociais apresentam-se como um canal fundamental para a divulgação de informação e expansão da marca Sporting, bem como para alcançar os fãs que residem mais longe de Lisboa”, aponta Tiago Marques, cujo trabalho realizado no âmbito da tese de mestrado e orientado por Helena Nobre, docente do Departamento de Economia, Gestão, Engenharia Industrial e Turismo, lhe valeu 17 valores. Este o estudo pode ser replicado para outros clubes, nacionais e internacionais, com dimensão idêntica ao Sporting. “Os dirigentes do Sporting e os fãs do clube reconhecem a importância das redes sociais, mas também dos canais mais clássicos de comunicação, de forma a também alcançar os fãs que utilizam menos as novas tecnologias”, garante. Nesse sentido, os responsáveis pelo clube leonino “dão bastante importância ao Jornal Sporting e à Sporting TV, apostando ao mesmo tempo na expansão do Facebook e Twitter do clube, entrando também em novas e diferentes redes sociais como o Instagram ou o Snapchat”.
A investigação, na qual foram entrevistados mais de 700 fãs através de plataformas online como o Fórum Porta 10-A e grupos fechados de acesso restrito do Facebook, permite também concluir que a localização geográfica não influencia o grau de ligação emocional dos fãs com o clube. Inclusivamente, destaca Tiago Marques, “os fãs que vivem fora da Área Metropolitana de Lisboa ou no estrangeiro apresentam em média uma ligação mais forte à marca” do que os fãs que residem perto do Estádio Alvalade XXI.
Presidente do Núcleo Sportinguista de Aveiro entre 2009 e 2015, Tiago Marques é licenciado em Finanças pelo Instituto Superior de Contabilidade e Administração da UA e, com a conclusão desta investigação, mestre em Gestão. Recentemente realizou também uma formação no Real Madrid em parceria com a Universidade Europeia. Desde o início da época, Tiago Marques é diretor de Futebol de Formação do Beira-Mar.
Interessado por desporto desde criança, e pelo futebol em particular, Tiago Marques sempre teve uma grande curiosidade pela área de gestão desportiva e marketing desportivo. “É um sector que gera muita riqueza, que envolve muitos recursos financeiros, que tem uma grande notoriedade a nível mundial e que pode indiretamente atuar sobre outros setores, como o turismo”, conta.
“A importância que este estudo tem para os clubes passa por verificar que as iniciativas e estratégias de marketing, aliadas aos canais de comunicação de um clube, são úteis para alcançar os fãs, gerar satisfação, fortalecer o relacionamento dos fãs com os clubes e também expandir a marca”, diz o jovem investigador. O trabalho, sublinha, também permitiu perceber a satisfação dos fãs e áreas a melhorar que o Sporting já começou a disponibilizar. “Até fizeram uma iniciativa este ano, bastante interessante, que permitiu aos sócios do clube desenharem a camisola alternativa da equipa de futebol”, lembra orgulhoso.