Associação Humanitária dos Bombeiros de Ílhavo, Porto de Aveiro, empresas do terminal químico e Câmara de Ílhavo apresentam no próximo dia 19 de setembro o novo veiculo especial de combate da incêndios destinado a atuar no terminal químico do Porto de Aveiro e em áreas industriais.
A bênção da viatura está marcada para dia 19 às 17h na área da administração portuária.
Aquisição ronda os 600 mil euros e vem reforçar a capacidade de resposta a incêndios em áreas industriais com elevado risco químico.
A compra era sonho antigo dos bombeiros e resulta de um esforço conjunto entre o Município de Ílhavo, a Administração do Porto de Aveiro (APA) e as empresas instaladas no Terminal de Granéis Líquidos do Porto de Aveiro que, em novembro do ano passado, celebraram um protocolo para atribuição de um apoio financeiro à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Ílhavo.
APA e autarquia entraram com 100 mil euros cada e as empresas instaladas no Terminal de Granéis Líquidos comparticiparam os restantes 348 mil euros.
O VECI destaca-se pela tecnologia inovadora e especificações únicas em Portugal, contando com 15.000 litros de capacidade de água e 1.000 litros de agente espumífero para incêndios em hidrocarbonetos, além de um monitor de incêndios de alta projeção, sistemas avançados de análise térmica e monitorização de atmosferas explosivas, comunicações adaptadas a zonas ATEX e equipamentos para contenção de derrames e proteção química e respiratória.