Sever do Vouga apresentou esta terça-feira a Feira do Mirtilo e lançou o Observatório de Preços e Mercados de Pequenos Frutos. António Coutinho, Presidente da Câmara local, tem "expectativas elevadas" para esta edição de um certame "marcante". (com áudio)
"O mirtilo não é ainda muito 'utilizado' em Portugal. Progressivamente o mirtilo entrará, normalmente, na alimentação regular dos portugueses", referiu.
Continua a ser promovida, localmente, a 'Bolsa de Terras' onde jovens agricultores "trabalham neste tipo de produção, após candidaturas aceites". É uma experiência pioneira realizada em Sever do Vouga que "motivou a apresentação de um projecto nacional, idêntico, aqui", vincou o autarca.
A Feira do Mirtilo decorrerá entre 25 e 28 de Junho. A apresentação desta edição anual foi feita no auditório do Edifício VougaPark, em Paradela do Vouga (na foto).
José Manuel Silva da AGIM, destacou o novo site, entretanto criado, que reúne conteúdos considerados relevantes para os produtores e empresários ligados ao sector da produção de mirtilo.
O 'Observatório' de preços e mercados "reúne informação da 'fileira dos pequenos frutos' que é recente em Portugal. Há falta de informação relativamente a essa 'fileira'. O produtor e o comerciante têm muita dificuldade em saber cotações desses frutos nos diferentes mercados. No site teremos toda a informação disponível para os ajudar", sublinhou José Manuel Silva.
A 8.ª Feira Nacional do Mirtilo vai realizar-se no Parque Urbano da Vila e el alguns espaços adjacentes. O evento contará com cerca de uma centena de expositores e a organização espera atrair milhares de visitantes à Feira.