O tema dos fundos europeus e da polémica gestão que envolve alguns municípios em Portugal e a relação entre empresas do setor das tecnologias volta a colocar Aveiro no centro das atenções.
As câmaras de Aveiro e do Fundão continuam com o nome associado à polémica sobre a contratação pública.
As autarquias são visadas por patrocinar transferência de verbas públicas para várias empresas dos mesmos administradores da Inova Mais, estrutura que dá suporte técnico a projetos europeus.
Além de integrarem várias empresas que se candidatam ou são consultadas no âmbito dos contratos públicos, administradores e funcionários da Inova Mais fazem ainda parte de associações que servem de intermediárias à contratação.
Na edição desta semana do programa de investigação da RTP, “Sexta às 9”, foi apresentado o caso de Aveiro e da Inovaria e alguns especialistas ouvidos dizem que as autarquias não devem desresponsabilizar-se com a passagem da gestão desses processos a entidades terceiras mas assumir uma atitude preventiva.
O Instituto Politécnico do Porto, que integrou uma das associações, já fez queixa à Autoridade da Concorrência e ao Ministério Público por violação dos princípios da imparcialidade, boa fé e transparência.