Universidade de Aveiro assegura reforço de mais de 2 milhões de euros nas Agendas Mobilizadoras.

A Universidade de Aveiro assegura um reforço de mais de 2 milhões de euros nas suas Agendas Mobilizadoras do PRR.

Com esse reforço garante meios para aumentar o número de metas e prolongar os prazos de execução destes projetos até junho de 2026.

Esta reprogramação visa acelerar projetos inovadores em áreas estratégicas como saúde, indústria 4.0 e economia verde, e reforça o papel da UA na investigação e desenvolvimento tecnológico.

Foram recentemente aprovados os planos de reprogramação das Agendas Mobilizadoras em que a UA participa, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

O investimento elegível total sobe para mais de 52 milhões de euros, com um reforço superior a 2 milhões correspondente ao aumento da ambição de 11 das 21 Agendas em curso na UA.

Com a reprogramação tornou-se possível o ajuste das metas a alcançar e a recalendarização da execução destes projetos, cujo prazo para conclusão é fixado para 30 de junho de 2026 (à exceção da Agenda Microeletrónica que termina já a 31 de dezembro de 2025).

Este reforço de investimento permitirá impulsionar a criação de mais 9 PPS (Produtos, Processos ou Serviços) com o envolvimento da UA.

Os exemplos são a Plataforma de Orquestração e Governança de Fornecedores de IA em Imagiologia Médica (MedGov-AI), na Agenda Health from Portugal; a criação de Espaços Interativos que Recriam a Indústria de Futuro, numa Lógica Ceramic Lab Factory, na Agenda Ecocerâmica e Cristalaria de Portugal; a Bicicleta elétrica de carga “Long Tail”, na AM2R - Agenda Mobilizadora para a inovação empresarial do setor das Duas Rodas e a Plataforma cross-chain para registo de credenciais académicas, na BLOCKCHAIN.PT - Agenda “Descentralizar Portugal com Blockchain”.