Autárquicas: BE defende eletrificação da linha do Vouga.

O reforço do investimento na linha do Vouga é crucial na mobilidade regional e a eletrificação da vida deve estar à cabeça dos investimentos.

Mensagem do Bloco de Esquerda para quem a linha deve ter papel decisivo no futuro dos transportes entre Aveiro e Águeda e na ligação das freguesias de Aveiro ao centro da cidade.

O Bloco de Esquerda realizou esta quarta-feira uma viagem no Vouguinha, entre Taipa e Aveiro, para ouvir as pessoas que dependem diariamente deste comboio e para denunciar a degradação do serviço ferroviário na região.

Durante a ação, o candidato do Bloco à Câmara Municipal de Aveiro, João Moniz, defendeu a necessidade urgente de um novo modelo de mobilidade pública e sustentável no concelho.
Segundo João Moniz, o que o Bloco ouviu ao longo da viagem “foi preocupante: atrasos constantes, comboios suprimidos sem aviso, carruagens sem condições de conforto e apeadeiros degradados, sem segurança nem abrigo”.

O candidato destacou que, entre 31 de julho e 14 de agosto, foram suprimidos 92 comboios na Linha do Vouga, a maioria entre Aveiro e Sernada, “deixando utentes sem qualquer informação e sem serviço rodoviário de substituição”.

Na ferrovia, o Bloco quer “modernizar e eletrificar a Linha do Vouga, corrigir os traçados mais sinuosos e ligá-la diretamente à Linha do Norte, garantindo mais horários e mais conforto para os passageiros”.