Escoteiros promovem projeto de recolha de jacintos de água na Lagoa da Pateira.
No passado fim-de-semana, ao longo das margens da Lagoa da Pateira, os jovens voluntários removeram mais de 100 m2 de Jacinto-de-água, mapearam espécies invasoras, através da aplicação (Plantas Invasoras) e observaram aves características do ecossistema ribeirinho, garça-vermelha, garça-branca, guarda-rios, felosa, alvéola, entre outros.
A Lagoa da Pateira, a maior lagoa natural da Península Ibérica, encontra a sua biodiversidade ameaçada pela espécie invasora, jacinto-de-água, incluída na lista de espécies que suscitam preocupação na União Europeia.
O Jacinto de água forma tapetes que podem cobrir totalmente a superfície da água levando à alteração do ambiente aquático.
Diminui a qualidade da água, a biodiversidade (fauna e flora aquáticas), a luz disponível e o fluxo de água, e aumenta a eutrofização.
Tem crescimento extremamente rápido e em determinadas condições pode duplicar a sua população em 5 dias.
A taxa de crescimento é mais elevada na Primavera, ocorrendo uma diminuição no Outono devido à descida da temperatura e à formação de geadas.
O Grupo de Escoteiros tem desenvolvido atividades educativas no âmbito dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Este projeto específico foi enquadrado nas ações de voluntariado jovem do IPDJ e contou com a colaboração da Junta de Freguesia (Requeixo, Nossa Senhora de Fátima e Nariz), Associação dos Amigos da Pateira do Carregal e Quercus Aveiro.