Aveiro prepara ano letivo com reforço do “A” das Artes na Estratégia de Educação STEAM.
As “Residências Artísticas STEAM” regressam ao parque escolar aveirense, com o objetivo de promover o desenvolvimento de conteúdos artísticos com recurso à metodologia STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts & Mathematics), envolvendo artistas, docentes e alunos no mesmo projeto criativo.
As candidaturas para as “Residências Artísticas STEAM” estão abertas até ao dia 17 de outubro.
Trata-se de uma iniciativa Aveiro Tech City que se propõe ligar o setor criativo e cultural ao trabalho desenvolvido pela autarquia no âmbito da estratégia de Educação STEAM, que tem vindo a ser implementada nas escolas do Município.
A iniciativa destina-se a entidades (individuais ou coletivas) do setor criativo e cultural, com sede ou residência num dos 11 municípios da Região de Aveiro, e será desenvolvida, mais uma vez, em colaboração e cooperação com a Cidade Finlandesa de Oulu (Cidade Europeia da Cultura em 2026).
A entidade selecionada receberá um apoio financeiro de quatro mil euros.
As candidaturas devem ser efetuadas em formato digital, através do email aveirotechcity@cm-aveiro.pt.
A entidade selecionada para integrar esta ação pedagógica e criativa será divulgada após 31 de outubro, seguindo-se, entre novembro de 2025 e maio de 2026, a implementação do projeto com todos os envolvidos.
A apresentação dos resultados finais realizar-se-á no mês de junho de 2026.