Mobilidade de estudantes do IDL à Eslováquia

Entre os dias 3 e 9 de novembro, um grupo composto por quatro estudantes do ensino secundário do Instituto Duarte de Lemos, acompanhados por dois professores, estará na Eslováquia para participar em diversas atividades no âmbito do projeto de acreditação Erasmus+ 2025-1-PT01-KA121-SCH-000324177, que envolve três escolas: o Instituto Duarte de Lemos (Portugal), Gymnázium sv. Františka Assiského, LEVOČA (Eslováquia) e Gymnasium NORDENHAM (Alemanha)

Com o intuito de concretizar os principais objetivos do projeto de acreditação Erasmus+ do Instituto Duarte de Lemos (preparar professores e alunos mais capazes em comunicação em língua estrangeira, incentivar práticas sustentáveis alinhadas com as transições green & digital, sustentabilidade e meio ambiente), os estudantes e professores embarcaram nesta aventura com elevadas expectativas.

Durante esta semana, os participantes irão envolver-se em workshops e experiências culturais que visam reforçar competências essenciais para o século XXI.

Num primeiro momento, partilharam um pouco dos seus países e escolas através de uma apresentação feita por parte dos estudantes portugueses, eslovacos e alemães.

Irão ser feitas visitas culturais à Basílica de St. Jacob, um marco histórico e cultural da região, às grutas de Belianska, onde os alunos serão dotados de conhecimento científico, e à área natural de Sivá Brada – Dreveník, com enfoque na preservação ambiental.

Paralelamente a estas atividades, irão ser realizadas atividades na escola, nomeadamente atividades de laboratório, aplicando os conhecimentos científicos e digitais adquiridos ao longo da semana.

Esta mobilidade irá certamente permitir aos alunos melhorar a comunicação em língua estrangeira, desenvolver competências digitais, e refletir sobre a importância da sustentabilidade, e da interculturalidade.

Para os professores, será uma oportunidade de partilhar práticas pedagógicas inovadoras e reforçar a cooperação internacional.

O projeto continua a abrir portas para novas experiências, consolidando a visão de uma escola aberta ao mundo, sustentável e digital, estando previstos mais dois encontros – um em Portugal, em fevereiro, e outro na Alemanha, em maio.