Miguel Gomes lidera candidatura da IL à Câmara de Aveiro. Partido recusou coligação com o PSD.

A Iniciativa Liberal de Aveiro concorre às autárquicas em Aveiro com listas próprias e apresenta Miguel Gomes como candidato à Câmara de Aveiro.

Decisão tomada no passado fim de semana, dia 9 de março de 2025, em reunião do plenário do Núcleo Territorial da IL.

O Coordenador do Núcleo e candidato, Miguel Gomes, explicou que chegou a reunir com Luís Souto para debater as implicações de uma eventual coligação entre PSD e IL.

Essa possibilidade foi declinada pela Iniciativa Liberal por querer “afirmar um projeto político autónomo, fiel aos valores liberais, e de apresentar aos cidadãos de Aveiro uma alternativa diferenciada, assente na defesa da liberdade económica, da eficiência governativa e da proximidade às necessidades reais da população”.

No mesmo plenário, foram ainda definidos os nomes dos candidatos que serão submetidos à aprovação da Comissão Nacional da Iniciativa Liberal como cabeças de lista para as eleições autárquicas.

Miguel Gomes será o candidato à Câmara Municipal de Aveiro, enquanto Frederico Teixeira será o cabeça de lista à Assembleia Municipal de Aveiro.

Durante a sessão, os membros presentes aprovaram, por unanimidade, as contas relativas ao exercício de 2024, bem como o orçamento especial para 2025, um ano de particular relevância política devido à realização das eleições autárquicas.

Miguel Gomes, de 47 anos, é gestor e empresário.

Repete a candidatura de 2021 com um programa autárquico assente na “modernização administrativa, na atração de investimento para a região e na implementação de políticas públicas que incentivem o crescimento económico e a qualidade de vida dos aveirenses”.
Frederico Teixeira, 28 anos, Jurista, Mestre em Direito Internacional dos Negócios e Doutorando em Ciência Política, defende uma Assembleia Municipal como “órgão pluralista de representação efetiva dos aveirenses, e não reduzir-se a um órgão meramente consultivo do executivo, como aconteceu nos últimos anos”.