O PCP não quer desculpas sobre o alegado “erro" no mapa de vagas para internato médico na ULS de Aveiro que retirou dois médicos dessa lista para 2027 e pede a correção imediata.
Tomada de posição da Comissão Concelhia de Aveiro do Partido Comunista Português (PCP) que vê nos erros reflexo de uma política de cortes.
Considera que a retirada de duas vagas em cirurgia geral, vagas que tinham sido validadas pela Comissão Regional do Centro do Internato Médico, organismo que integra a Administração Central do Sistema de Saúde, representa “risco significativo para a população enquadrada por esta ULS, perigando ainda a formação, o trabalho de quadros internos e serviços”.
“Esta situação é ainda agravada pelo contexto atual de défice estrutural nos meios e recursos humanos e financeiros, em que já opera a ULS de Aveiro, que recorde-se, serve perto de 400 mil utentes”.
Para o PCP, “independentemente de eventuais erros administrativos”, ou outros de natureza técnica ou formal, que tenham estado na origem deste “erro" no mapa de vagas, impõe-se “encetar diligências que suprimam os riscos inerentes, sobre os serviços e populações”.
Lembra que o Orçamento de Estado para 2027, aprovado pela maioria PSD/CDS, com abstenção do PS, prevê “corte orçamental” no Serviço Nacional de Saúde (SNS) e “esquece completamente as prometidas obras de ampliação do Hospital Infante Dom Pedro”.
O Grupo Parlamentar questiona o Governo sobre “medidas imediatas para o resolver” o problema e apela profissionais e à população “para que defendam intransigentemente o SNS, em todas as suas valências e direitos”.