Bruno Soares anuncia o lançamento de novo livro sobre o futuro do envelhecimento.
“O Futuro Tem Rugas” é uma obra do gerontólogo ilhavense que reúne personalidades de diferentes áreas para refletir sobre o futuro do envelhecimento.
A apresentação do livro realiza-se no próximo dia 14 de novembro, em Ílhavo, e pretende promover uma conversa intergeracional e multidisciplinar em torno dos desafios e das oportunidades da longevidade, reunindo protagonistas das políticas públicas, do setor social, da área da longevidade e do direito.
O Edifício Cais, situado na Gafanha de Aquém, em Ílhavo (no piso superior da Farmácia do Cais), recebe, pelas 10h30, a apresentação pública do livro “O Futuro Tem Rugas”, da autoria de Bruno Soares, gerontólogo e professor universitário.
Mais do que uma apresentação literária, o encontro pretende afirmar-se como um espaço de reflexão sobre uma das maiores transformações das sociedades contemporâneas: o envelhecimento da população.
“Como queremos envelhecer? Que sociedade estamos a construir para as próximas gerações? E estaremos verdadeiramente preparados para reconhecer o valor, os direitos e o potencial das pessoas mais velhas?” são algumas das questões que estarão no centro desta iniciativa.
A sessão terá como momento central a conversa “O Futuro do Envelhecimento”, moderada por Flávia Machado, que reunirá cinco participantes com percursos profissionais distintos e experiências relevantes na transformação das respostas e das políticas dirigidas à população mais velha.
Entre os convidados estará Paulo Costa, primeiro vereador com o Pelouro da Maior Idade da Câmara Municipal de Ílhavo, entre 2002 e 2017, e Hélder Nogueira, coordenador do Programa Seniores da Fundação ”la Caixa”, uma das maiores instituições filantrópicas da Europa.
A conversa contará também com Ângelo Valente, animador sociocultural e fundador da Associação Extragenária, com um percurso dedicado à valorização das pessoas mais velhas e à promoção de uma visão positiva da longevidade, destacando-se o trabalho desenvolvido no Centro Comunitário da Gafanha do Carmo.
A dimensão jurídica e institucional estará representada por Joana Freitas Santos, advogada e Presidente da Delegação de Aveiro da Ordem dos Advogados, que conta igualmente com vários anos de experiência na direção de Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas (ERPI).
A conversa contará ainda com Bruno Soares, autor da obra, gerontólogo, técnico superior do Município de Ílhavo e professor universitário, desenvolvendo trabalho nas áreas das políticas públicas de envelhecimento, da intervenção comunitária, da inovação social e da participação das pessoas mais velhas.
O programa contará ainda com momentos culturais e artísticos, com um apontamento musical ao piano de Mariella Nuñez e uma performance de Eduarda Pereira e Jonathan Margarido.
A apresentação será conduzida pela ilhavense Flávia Machado, membro do programa regional de promoção do envelhecimento ativo e saudável do governo regional dos Açores, investigadora da Universidade de Aveiro e Presidente da Associação Nacional dos Gerontólogos no mandato 2025–2026.
Com esta obra, Bruno Soares procura contribuir para uma mudança de paradigma na forma como a sociedade olha para o envelhecimento, questionando preconceitos, desafiando modelos estabelecidos e defendendo uma visão em que envelhecer não significa deixar de participar, de escolher, de aprender ou de transformar o mundo.
«O Futuro Tem Rugas» é, acima de tudo, um convite a pensar o futuro a partir de uma certeza: todos queremos viver muitos anos, mas importa garantir que esses anos sejam vividos com dignidade, liberdade, participação e significado.
A iniciativa é aberta ao público e dirige-se a profissionais das áreas social, da saúde, da educação e do direito, representantes institucionais, estudantes e a todos os cidadãos interessados em pensar o futuro do envelhecimento.