Aveiro: Elza Pais apresenta livro “Violência Doméstica Contra as Mulheres e Decisões Judiciais".

Elza Pais apresenta em Aveiro o livro “Violência Doméstica Contra as Mulheres e Decisões Judiciais - Políticas Públicas e Perspetiva de Género”.

Socióloga e antiga secretária de Estado da Igualdade tem percurso ligado à Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género e Estrutura de Missão contra a Violência Doméstica.

Investigação agora em livro é produto de um novo olhar sobre a violência doméstica, tentando perceber os efeitos das Políticas Públicas e das Decisões Judicias na prevenção e combate a esta criminalidade violenta.

Autora procura analisar se a perspetiva de género inscrita na Lei, está, ou não, eternizada ao nível da sua aplicação, promovendo a transformação social que a Lei preconiza.

Julgar com perspetiva de género implicaria ultrapassar as tensões entre a Lei e a sua aplicação, e a captação para a decisão judicial dos mecanismos de poder, posse e dominação, inerentes à violência doméstica.

O investimento na formação para a desconstrução de estereótipos de género, afigura-se como um caminho incontornável para o cabal cumprimento da Lei.

Este é o mote para a sessão de apresentação, às 18h, na FNAC.

Momento de reflexão numa conversa com Rosário Carvalho (provedora da Santa Casa da Misericórdia de Aveiro), Ana Maçãs Marques (advogada) e Rosa Aparício (líder das Mulheres Socialistas de Aveiro).