O Governo marcou presença na criação do Gabinete de Apoio ao Emigrante de Estarreja.
Assinatura do acordo de cooperação entre a Câmara Municipal de Estarreja e a Direção-Geral dos Assuntos Consulares e das Comunidades Portuguesas do Ministério dos Negócios Estrangeiros, tendo em vista a criação de um Gabinete de Apoio ao Emigrante.
O Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, esteve presente na sessão realizada no Edifício dos Paços do Concelho.
Os GAE têm por missão apoiar os munícipes que tenham estado emigrados, que se encontrem em vias de regresso, que ainda residem nos países de acolhimento ou que pretendam iniciar um processo migratório.
No caso de Estarreja já muitos emigrantes, em particular da Venezuela, que estão de regresso e a ser integrados no mercado de trabalho.
Estes gabinetes visam responder às questões inerentes ao regresso e reinserção em todas as suas vertentes: social, jurídica, económica, investimento, emprego e estudos, entre outras.
O “regresso significativo” à região de Aveiro de cidadãos da Venezuela com raízes familiares em Portugal está a contar com “uma atitude de abertura da sociedade, para se estabelecerem e desenvolverem as suas vidas”, assim como “uma grande atitude cooperativa e das Câmaras Municipais”, Palavras do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, que assinou o protocolo de instalação do Gabinete de Apoio ao Emigrante (GAE).
(Áudio: Diamantino Sabina, Presidente da Câmara de Estarreja)