O Comboio Histórico do Vouga regressa, este sábado, para a primeira das viagens em época de Natal.
Milhares de luzes adornam, este ano, o Comboio Histórico do Vouga, cuja edição de Natal promete proporcionar uma viagem especial a miúdos e graúdos, naquela que é a única linha de via estreita em funcionamento em Portugal.
Este é o primeiro ano em que o comboio circula decorado com iluminação exterior alusiva à quadra festiva.
Estão previstas sete circulações, aos sábados, entre novembro de 2024 e janeiro de 2025, sendo a primeira viagem realizada este sábado 23 de novembro.
O Comboio Histórico do Vouga é realizado pela CP em colaboração estreita com a Câmara Municipal de Águeda e com a Junta de Freguesia de Macinhata do Vouga.
Os adultos pagam 39 euros e as crianças 24 euros e há preços especiais para grupos.
O Comboio Histórico do Vouga será tracionado pela locomotiva diesel CP 9004, uma peça histórica construída no final da década de 50 do século passado, que marcou o fim da era dos comboios de via estreita na Linha de Guimarães.
O comboio é composto por cinco carruagens que são verdadeiras joias da história dos caminhos de ferro: três carruagens de varandim (uma de origem belga de 1908, uma fabricada na Alemanha em 1925 e uma outra construída pelos então Caminhos de Ferro do Estado, nas oficinas do Porto, em 1913); uma carruagem portuguesa, construída no Barreiro em 1908 e que circulou na Linha do Corgo, entre Régua e Chaves; e uma carruagem mista de fabrico italiano.