Os municípios de Alcobaça e Caldas da Rainha, em colaboração com a Associação Portuguesa de Cidades e Vilas de Cerâmica (AptCVC), acolhem de 16 a 20 de setembro de 2024 o 51º Congresso da Academia Internacional de Cerâmica (AIC) mas o evento inclui visitas a Aveiro e Ílhavo.
O evento internacional realiza-se pela primeira vez em Portugal.
Reúne cerca de 300 especialistas de 50 países e representa uma oportunidade única para celebrar e promover a herança cerâmica portuguesa.
No âmbito do congresso, serão realizados dois tours exclusivos pelo país, focados na exploração e promoção do património cultural e cerâmico, proporcionando aos participantes uma visão profunda e diversificada das tradições cerâmicas em diferentes regiões de Portugal.
O tour pré-Congresso, que acontece de 13 a 15 de setembro, levará os participantes ao sul do país, num itinerário que começa em Lisboa, para chegar a Estremoz, famosa pelas suas figuras de barro, classificadas como Património Imaterial da Humanidade pela UNESCO, e pelo seu Museu Berardo do Azulejo.
Entre os dias 21 e 23 de setembro, decorrerá o tour pós-Congresso, que se concentrará no norte e centro de Portugal.
Os participantes iniciarão este percurso nos municípios das Caldas da Rainha e Alcobaça, centros históricos de produção cerâmica, conhecidos pela cerâmica artística e utilitária, com destaque para a louça decorativa das Caldas.
A primeira paragem será em Coimbra, onde os visitantes terão a oportunidade de explorar a cerâmica decorativa, especialmente nos azulejos que revestem muitos dos edifícios da cidade.
Seguem-se Aveiro e Ílhavo, onde se encontra a fábrica da Vista Alegre, ícone da porcelana portuguesa, a celebrar 200 anos.
Barcelos, Porto, Tondela e Molelos completam o roteiro.
O programa do congresso propriamente dito, que decorrerá de 16 a 20 de setembro, será repleto de conferências, debates e exposições.
Sob o tema “A Cerâmica no Mundo Mediterrânico: da Antiguidade à Contemporaneidade”, o congresso incluirá apresentações de especialistas internacionais, sessões de discussão centradas nas últimas tendências e desafios da cerâmica, e um conjunto de visitas culturais a museus, fábricas e ateliers em Alcobaça e Caldas da Rainha.