Associação Quinto Palco e Grupo de Teatro Ribalta estão entre os beneficiários do programa “Cultura ao Centro”.
O grupo de teatro viu aprovado apoio de 1500 euros ao Festival de Teatro João D'Almeida 2025 e a associação Quinto Palco garante 1500 para a iniciativa “A ver navios”.
A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro aprovou 85 projetos artísticos no âmbito do Programa Cultura ao Centro – Apoio à Ação Cultural, cujo principal objetivo é apoiar iniciativas desenvolvidas por associações culturais de caráter não profissional, com sede na região Centro.
Com o montante financeiro de 114 mil euros, este programa de apoio à ação cultural da região vai apoiar, durante o ano de 2025, projetos distribuídos por quatro medidas: 29 projetos na área de criação artística e produção, 34 projetos de programação e difusão, 12 projetos de edição e 10 projetos de formação e capacitação.
Para Isabel Damasceno, presidente da CCDR Centro, “o Programa Cultura ao Centro reafirma o compromisso da CCDR Centro com o fortalecimento do tecido cultural da região, apoiando projetos que valorizam a identidade local, a inclusão e a participação ativa das comunidades”.
“As associações culturais não profissionais desempenham um papel vital na preservação das tradições, na dinamização dos territórios e na promoção da coesão social. Com este apoio, pretendemos não apenas reconhecer o valor do seu trabalho, mas também dar-lhe condições para crescer, inovar e chegar a mais pessoas.”
O Programa Cultura ao Centro - apoio à ação cultural recebeu 129 candidaturas, num valor total de apoio solicitado próximo dos 306 mil euros, com destaque para o elevado número de candidaturas submetidas à área de programação e difusão com 56 projetos, seguida pela medida de criação artística e produção com 43, edição com 13 e formação e capacitação com 17.
Do número total de candidaturas, verificou-se que 15 não reuniam os pressupostos de admissibilidade, pelo que não foram elegíveis.
O universo das candidaturas aprovadas abrange 35 municípios das seis comunidades intermunicipais da área territorial de atuação da CCDR Centro, em diversas áreas artísticas, salientando-se a inclusão nos projetos de práticas alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030, fator de majoração na avaliação das candidaturas.
Grupo Poético de Aveiro e Grupo Folclórico Casa do Povo de Cacia estão entre os beneficiários.