Documentário “Mar Maior” apresenta-se no Festival CineMar.

O documentário “MAR MAIOR”, realizado por Rui Bela para o Canal 1 da RTP, com guião de Se nos da Fonseca, que retrata a odisseia dos pescadores portugueses na pesca do bacalhau à linha, foi convidado a integrar a edição de 2025 do Festival CineMar – 5ª Mostra de Cinema Português de Relação com o Mar – Filmes, Conversas e Oficinas (Portugal/ Estados Unidos).

Este evento internacional, apresenta uma programação em que, tendo o Mar como referente, destaca o tema da relação das pessoas com o Mar e outros em que o mar/ a água é um lugar de inspiração, imaginação, inquietação, memória e questionamento.

Procurando consolidar parcerias e colaborações com as instituições culturais e educativas de Portugal e dos Estados Unidos, a programação desta 5ª Edição contempla um conjunto de atividades que visam o efetivo desenvolvimento de um intercâmbio entre os dois Países, nomeadamente entre alunos, professores e outros elementos das diversas comunidades educativas.

O evento é organizado pelo Serviço Educativo da Cooperativa Break The Anchor, entidade sem fins lucrativos (Portugal/EUA), em articulação com o Plano Nacional de Cinema, e conta com outras colaborações, nomeadamente através dos seus espaços de exibição física dos filmes e da realização de atividades, como a do Núcleo Museológico do Mar (Figueira da Foz, Portugal), do Observatório Oceânico da Madeira – Serviço Educativo da ARDITI – Agência Regional para o Desenvolvimento da Investigação, Tecnologia e Inovação (Funchal, Madeira, Portugal), da Fábrica da Baleia do Boqueirão – Museu das Flores (Ilha das Flores, Açores, Portugal), da Casa da Saudade Library (New Bedford, Massachusetts, EUA), do Bristol Community College – LusoCentro (Fall River, Massachusetts, EUA) e da Escola Náutica e de Construção Naval - The ApprenticeShop (Rockland, Maine, EUA.

Conta igualmente com a colaboração da Agência da Curta-Metragem (Festival de Curtas de Vila do Conde), do Projeto Educativo do Doclisboa (Festival Internacional de Cinema Documental) e do Serviço Educativo do Cinanima (Festival Internacional de Cinema de Animação de Espinho).

É uma iniciativa apoiada pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros – Comunidades Portuguesas, pelo que é inteiramente gratuita.

De 24 a 30 de setembro serão exibidas várias obras, nomeadamente curtas, médias e longas-metragens dos diversos géneros, Ficção, Drama, Animação e Documentário que se estrearam nos últimos anos, apresentando a multiplicidade de expressões que o cinema tem desenvolvido em torno do tema do Mar.

O documentário assinado por Rui Bela e Senos da Fonseca revela alguns dos segredos da pesca, plasmando a luta quotidiana dos pescadores enquanto embarcavam nos seus frágeis dóris, nas suas jornadas extremamente perigosas, em busca do cobiçado bacalhau, e a imponência dos famosos lugres bacalhoeiros concebidos por afamados mestres construtores navais portugueses.

Esta obra, pretende ser um tributo não apenas à pesca à linha do bacalhau, mas também ao espírito de perseverança e resiliência dos pescadores portugueses, que enfrentavam tempestades e condições adversas, mantendo viva uma tradição secular.