Artigo de Opinião

SABER

01.12.202517:41
SABER

Dá que pensar, qual o impacto da introdução da Inteligência Artificial, nas sociedades.

Em rigor ninguém sabe, até porque ainda estamos no início e muita coisa está para acontecer, mas sabemos que os atuais modelos empresariais e profissões serão completamente diferentes. Que a produção de bens e serviços assim como a distribuição da riqueza não poderá ter os padrões agora em vigor. Necessariamente os conceitos políticos e a relação do Estado com a sociedade serão diferentes. 

Muitos consideram que a Inteligência Artificial, nunca deixara de estar sobe o controlo humano, pelo que é errado o excesso de preocupação, pois a desconfiança na solução tende a fazer perder a oportunidade do seu melhor aproveitamento. Certo será que se a capacidade de implementação das necessárias adaptações ficar aquém do necessário, o perigo de termos gravosas consequências é inevitável. Terá catastróficas consequências se o negócio for cego à realidade social. Mas também é verdade que quem mais avançar, mais poder terá para controlar o processo, deixando para trás os que travaram com o excesso de regulamentação.

Tirar o máximo de vantagem da Inteligência Artificial, com o mínimo de risco, seria necessário um enquadramento geopolítico de convergência entre todos os povos e nações. Seria necessário haver confiança de que o processo terá bons propósitos para um generalizado benefício. Seria necessário que os direitos humanos não fossem atropelados pela cegueira do poder e do dinheiro. Olhando para o mundo como ele é e tende a ser… ser otimista… dá que pensar.