Artigo de Opinião

PRIORIDADES

03.02.202619:00
PRIORIDADES

PRIORIDADES

 

Dá que pensar, a identificação das prioridades para uma adequada orçamentação dos investimentos.

No que diz respeito às ameaças que podem atingir o território e as populações, dizem os especialistas, que os fenómenos climáticos e atmosféricos extremos serão cada vez mais frequentes e de gravidade crescente. Anos com invernos muitos chuvosos e ventosos, alimentam tempestades como a que nos atingiu recentemente, causando devastação nas infraestruturas e propriedades urbanas e agrícolas. Outros anos com verões muito quentes e secos, que retiram a humidade protetora às arvores e facilmente se tornam pasto do fogo, gerando devastadores incêndios florestais, mas também em residências e outros bens que se encontrem no percurso das chamas.

Também o território e as populações não podem sofrer uma ameaça militar de um país inimigo? Claro que sim, mas a evidência demonstra ser de muito menor probabilidade. Assim que se o dinheiro não dá para tudo a prioridade será termos suficientes bombas de água ou bombas de canhão? O fogo do inimigo será mais ameaçador que o fogo dos incêndios? Assim que devemos ter mais e melhor proteção civil ou militar?

Se desprezarmos a necessidade do combate às alterações climática, que estão na origem das tempestades. Se a defesa dos nossos direitos implica ignorar a dos outros, que é muita da origem das guerras. Com a mentira e a desinformação só pode haver uma opinião pública ignorante que decide mal. As consequências das más decisões… dá que pensar.