VENEZUELANOS
VENEZUELANOS
Dá que pensar, o drama venezuelano.
A Venezuela é um país extraordinário, com maravilhosas paisagens, enormes recursos naturais, bom clima, por isso muitos a escolheram para viver, mas tem a maior mancha negra do Mundo.
Sobretudo a partir de 1973 com petróleo caro e com uma economia liberal à imagem dos Estados Unidos, era consensual o Estado venezuelano não necessitar de taxar os rendimentos das empresas e cidadãos. Também as pessoas tinham de beneficiar do petróleo com combustíveis baratos, chegando a gasolina a ser subsidiada, tornando a venda de combustíveis num custo, quando deveria ser uma receita. Assim, o défice público obrigou a empréstimos dos bancos em Miami, os mesmo onde as elites políticas e económicas tinham os seus depósitos, muitos de ilícitos negócios com o petróleo.
Um Estado sem recursos para travar a exclusão social, criou uma maioria a viver na pobreza. A promessa chavista dos rendimentos do petróleo ser para os pobres deu vitória eleitoral e popularidade. Mas com a morte de Chaves, o incompetente e sem escrúpulos Maduro, que o substituiu, perante o caos económico que forçou quase um terço da população a abandonar o pais, culpa o imperialismo pelas sanções ao petróleo. Até que, com a guerra na Ucrânia a necessidade de alternativa ao petróleo russo, o tirano Maduro, passou a ser tolerável e a economia venezuelana melhorou. Quando parecia ter vencido, a Administração americana, numa ação militar prendeu-o, mas dizendo aos venezuelanos que os Estados Unidos são os donos do petróleo.
Até quando a mancha negra é drama para os venezuelanos?
Dá que pensar