A Rede de Cidades Cencyl reúne cidades do Centro de Portugal e de Castela e Leão.
É um projeto apoiado pela União Europeia que visa estreitar relações entre o Centro de Portugal e a região espanhola de Castela e Leão, juntou hoje as cidades que a integram numa reunião do grupo de trabalho de Turismo. O encontro, que aconteceu em Salamanca, teve como tema central os 'Novos Produtos Transfronteiriços' e contou com a participação do Turismo Centro de Portugal (TCP).
A Rede de Cidades Cencyl é um projeto apoiado pela União Europeia e junta as cidades do Centro de Portugal e de Castela e Leão próximas do eixo rodoviário E-80 (A 25-A62), nomeadamente Aveiro, Figueira da Foz, Coimbra, Viseu, Guarda, Ciudad Rodrigo, Salamanca e Valladolid.
Pedro Machado, presidente da TCP, moderou a sessão 'Produtos Turísticos nas Cidades da Rede Cencyl', que contou com intervenções de representantes dos municípios envolvidos. O grupo de trabalho foi apresentado por Julio López Revuelta, Delegado Conselheiro de Turismo da Câmara Municipal de Salamanca e por José Maria Álvarez Perla, Consultor Cencyl.
No encontro, foram dados passos no sentido de valorizar o vasto património cultural e artístico das oito cidades da Rede, através da identificação e conceptualização de um novo produto turístico: o Património Cencyl. O património das Cidades Cencyl inclui 440 elementos classificados como Bens de Interesse Cultural e Património Nacional em ambos os países.
Os oito destinos da Rede de Cidades Cencyl combinam mais de 18 mil camas de hotéis de categoria média-alta, o que faz destas cidades uma referência importante do turismo ibérico. As cidades da rede abrangem igualmente um total de onze centros universitários e a população residente nos seus centros urbanos ultrapassa as 900 mil pessoas.