GNR e PSP assinalam Dia Internacional do Idoso.

A Guarda Nacional Republicana (GNR) realiza, a partir de hoje, dia 1 de outubro e até ao dia 16 de novembro, em todo o território nacional, a Operação “Censos Sénior 2025”.

Ação no âmbito do policiamento comunitário que visa garantir um conjunto de ações de patrulhamento e de sensibilização à população especialmente vulnerável, em isolamento, com o objetivo de sensibilizar para comportamentos de autoproteção e reforçar o sentimento de segurança.

Este conjunto de ações encontram-se enquadradas no período em que ocorre a celebração do Dia Internacional do Idoso, a 1 de outubro, e onde os cerca de 420 militares das Secções de Prevenção Criminal e Policiamento Comunitário (SPC) distribuídos por Portugal continental, vão privilegiar a proximidade junto da população idosa.

Na edição de 2024 da Operação “Censos Sénior”, a Guarda sinalizou 42 873 idosos que vivem sozinhos.

No distrito de Aveiro são 1498 identificados nos censos da GNR.

Em 2025, a operação será prolongada e reforçada como alerta para os riscos de violência, burlas e furtos em residências; Combater o isolamento social; Identificar cuidadores informais e capacitar os mesmos para uma utilização mais segura da internet.

A Fundação MEO e a Polícia de Segurança Pública (PSP) celebram um protocolo de cooperação no âmbito do projeto “Partilha Casa”.

Esta iniciativa pretende ainda assinalar o Dia Internacional da Pessoa Idosa, instituído em 1991 pela Organização das Nações Unidas, com o objetivo de alertar a sociedade para a necessidade de proteger e cuidar da população mais envelhecida.

A Fundação MEO criou o projeto “Partilha Casa” com o propósito de dar resposta a alguns dos maiores desafios da sociedade portuguesa, nomeadamente a crise habitacional e a solidão crescente da população sénior.

Este projeto consiste na partilha intergeracional de casa, conectando séniores que vivem sozinhos com estudantes universitários que procuram opções de alojamento mais acessíveis.

Para tal, foi criado um website agregador nacional, partilhacasa.pt, onde jovens, séniores e instituições se podem registar e fazer parte deste programa.