Acampamento militar, recriações históricas, arruadas, danças, peças de teatro, exposição de artefactos bélicos, torneios de armas, trovas e cantigas são alguns dos ingredientes do Mercado Medieval de Anadia. A iniciativa, que levará os visitantes numa viagem ao passado, vai ter lugar nos próximos dias 12, 13 e 14 de julho, tendo como cenário a Lagoa de Torres, na Freguesia de Vilarinho do Bairro, numa organização do Município de Anadia, em parceria com a Junta de Freguesia de Vilarinho do Bairro.
A recriação pretende retratar o ambiente vivido na época de D. Dinis, tendo como tema “"D. Dinis, Rainha D. Isabel e os Caminhos de Santiago” e tem como objetivo principal a promoção do conhecimento e o reconhecimento da história e da cultura local. É intenção da organização recriar o ambiente histórico, como fator de enriquecimento do próprio evento, promovendo e valorizando o património, fomentando a criação artística e a comercialização de novos produtos.
O Mercado abre portas no dia 12 de julho, pelas 18h00, seguindo-se o Auto de Abertura e o respetivo cortejo e arruada pelas ruas e praças do burgo. A noite do primeiro dia será preenchida com várias animações e recriações, de onde se destacam o espetáculo itinerantes, recriação histórica.
No sábado e domingo, o Mercado abre às 12h00, a tarde e noite dos dois dias, serão preenchidos com um vasto programa de atividades, nomeadamente danças mozarabes, dramatizações, treino de cavaleiros apeado e demonstração de armas, encenações, trovas e cantigas, bombos, cortejos, espetáculos itinerantes e recriação histórica, entre outros. O recinto do Mercado conta ainda com um espaço de comeres e beberes, onde os visitantes poderão provar as iguarias e nectares da época.
Os visitantes terão também oportunidade de trajar “à época”, estando as vestes disponíveis para empréstimo no local do evento, sem quaisquer custos.