Ílhavo: Séniores combatem isolamento no festival dos cabelos brancos.

O Festival Cabelos Brancos já iniciou a programação de quinze dias dedicada aos seniores do Município e os “maiores” não escondem que o pretexto para os encontros culturais fomenta o convívio.

Até 29 de setembro, em vários espaços do Município, com particular destaque para o Jardim Henriqueta Maia, estão previstas mais de 80 iniciativas.

Ontem, na abertura, dia para a estreia do espetáculo “Barbie in The House - António Bastos e os Velhos”, projeto comunitário de música que conta com a participação de 100 seniores.

Este sábado destaque para a inauguração da Exposição “Mixórdia de Artes” e para a abertura do Mercado D'Artes.

À tarde, às 15h30, estreia de “Vai Dar Água!” com conversas sobre Envelhecimento. São 22 oradores que têm 3 minutos e 22 segundos para falarem sobre a importância da arte no envelhecimento. Por cima dos oradores, vai estar suspenso, a 2 metros e 22 centímetros um balde de água. Caso o tempo seja ultrapassado “dá água”.

Fernando Caçoilo destacou no dia de abertura a vitalidade das gentes do município e admitiu. O autarca de Ílhavo assume que o investimento nesta franja é decisivo em termos de bem estar (com áudio)

Os participantes não escondem que esta é uma oportunidade de fugir ao isolamento e manter o gosto pela vida. É o caso de João Creoulo que apesar de ter vida ativa sente o isolamento da “deslocalização” (com áudio)

Das instituições chega o sinal positivo pela forma como os seniores se envolvem. É o caso do CASCI que deixou esse testemunho na abertura (com áudio)

O Festival dos Cabelos Brancos fomenta 15 dias de atividades para seniores.

A descoberta de novas comunidades, culturas, vivências e experiências distintas marcam os Trilhos que são momentos de lazer e visitas culturais a diferentes localidades como Chaves, Lamego, S. Martinho do Porto, Alcobaça, Caminha e Ponte de Lima.

O sarau da Maior Idade está agendado para dia 28 de setembro, numa mostra de talento sénior, e o dia 29 de Setembro fica marcado pelo teatro com a peça“A Grande Ressaca” na Fábrica das Ideias da Gafanha da Nazaré.

 

Foto: centro comunitário da Gafanha do Carmo