Ílhavo: Festas em Honra do Senhor Jesus dos Navegantes marcadas para o próximo fim de semana.

Contagem decrescente para as festas em honra do Senhor Jesus dos Navegantes.

É já no próximo fim de semana com programa nos dias 30 e 31 de agosto, 1 e 2 de setembro.

Este ano, a festa apresenta como novidade o Festival "Bamos à Ilha-Avô" que anima o Jardim Henriqueta Maia, onde a comunidade poderá desfrutar de um ambiente repleto de atividades.

Ação com diversas associações locais dinamizando tabernas com iguarias tradicionais, uma mostra de artesanato, com artesãos de Ílhavo e do distrito de Aveiro, e programação com música jogos e desporto.

A descida do Senhor do Altar para o andor, esta sexta, às 9h, na Igreja Matriz, assinala o arranque da celebração.

Mais tarde, às 18h, no Jardim, abertura do Festival Bamos à Ilha-Avô, com a participação de Victoria Nicole, vencedora do The Voice Kids 2024.

Segue-se a Missa pelo povo de Ílhavo às 19h15 e o concerto de tributo ao Senhor Jesus dos Navegantes com artistas locais (Mariela Nunez, Leonor Oliveira, João Fradinho, Adélio Simões, André Imaginário, António Justiça e Escola de Música Serenata).

Depois das 23h concerto com Nuno Norte.

No sábado, pela manhã, atividades no Centro de Religiosidade Marítima, com ações da Confraria do SJN e visita guiada “Entre Marés e Fé: a Mordomia e a Devoção ao SJN”.

Ao meio-dia dá-se o desfile das Confrarias até à Igreja Matriz e às 17h00 arruada dos grupos do Festival Folclore que começa às 21h30 com o Rancho Regional da Casa do Povo de Ílhavo (Beira Litoral), Grupo de Folclore Terras de Arões (Douro Litoral Sul), Rancho Folclórico do Ourondo (Beira Baixa), Rancho Folclórico da Fajarda (Ribatejo) e Rancho Típico da Amorosa (Douro Litoral Norte).

A partir das 23h00 música com DJ Blytz.

No domingo, há salva de tiros e arruada e um passeio e concentração de Vespas.

A Missa decorre na Matriz a partir das 11h e a procissão na Malhada está marcada para as 17h.

Momento para procissão, celebração da Palavra de Deus e bênção das atividades marítimas acompanhada pela Banda da Associação dos Bombeiros Voluntários de Ílhavo - Música Nova, Banda Filarmónica Gafanhense e Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Cantanhede.

A Banda Fax atua a partir das 22h e a noite fecha com fogo de artíficio no Cais da Malhada.

Segunda, último dia de festas, com peditório nas ruas da cidade, desportos náuticos às 15h30, jogos tradicionais no jardim e romagem ao cemitério em homenagem aos Marítimos falecidos.

A Missa pelos Marítimos falecidos é às 19h15 e a música de Belito Campos com a Banda Alto Potencial conclui a festa a partir das 22h.

 

Imagem: Pedro Esteves/CSJN