A Guarda Nacional Republicana sinalizou 1332 idosos em situação de isolamento no distrito de Aveiro.
Dados apurados no decorrer da Operação “Censos Sénior 2022” que decorreu em todo o país e que visa garantir um conjunto de ações de patrulhamento e de sensibilização à população mais idosa, que vive sozinha, isolada, ou sozinha e isolada, através da atualização dos registos das edições anteriores.
A Guarda sinalizou em 2022, 44.511 idosos que vivem sozinhos ou em situação de isolamento.
Guarda, Viseu, Vila Real, Portalegre, Faro, Beja e Bragança estão entre os que registam mais casos sinalizados sempre acima dos 3 mil casos.
Durante a operação, em Outubro, os militares realizaram uma série de ações que privilegiaram o contacto pessoal com as pessoas idosas em situação vulnerável, no sentido de sensibilizarem e alertarem este público-alvo para a adoção de comportamentos de segurança que permitam reduzir o risco de se tornarem vítimas de crimes, nomeadamente em situações de violência, de burla e furto.
Na edição de 2022 da Operação “Censos Sénior”, a Guarda realizou 305 ações em sala e 3.017 ações porta a porta, abrangendo um total de 26.527 idosos.
Desde 2011, ano em que foi realizada a primeira edição da Operação “Censos Sénior”, a Guarda tem vindo a atualizar a sinalização geográfica, proporcionando assim apoio mais próximo à população idosa.