De forma a assinalar o Dia Mundial da Árvore e da Floresta, que se assinala no dia 21 de março, a Guarda Nacional Republicana (GNR) está a promover, em todo o território nacional, várias iniciativas, entre os dias 16 e 23 de março, sob o desígnio “Caminhada pela Floresta”, as quais incluem ações de sensibilização e de reflorestação.
Estas iniciativas têm como objetivo sensibilizar a população para a necessidade de preservar a natureza e o ambiente em geral, e as árvores em particular, bem como alertar para a importância da prevenção de incêndios florestais e consciencializar para os seus impactos negativos sobre os recursos naturais.
Face à preocupação crescente com a problemática dos incêndios florestais em Portugal, sobretudo devido à tomada de consciência dos seus impactos negativos nos recursos naturais e na capacidade produtiva da fileira florestal, a Guarda considera essencial as ações de sensibilização no âmbito desta temática.
Iniciativa agendada para esta sexta, pelas 09h30, no concelho de Ovar, num percurso de 6,8 quilómetros, na zona da Praia de São Pedro de Maceda.
No que respeita à atividade da GNR, em 2024, foram monitorizados e fiscalizados 10 256 locais, com ausência de gestão de combustível, que deram origem a 6 127 cumprimentos voluntários quanto à limpeza de terrenos, que tinham sido previamente sinalizados.
Neste contexto, em 2024, verificou-se uma evolução positiva no que tange ao número de ignições, registando-se menos 1 291 ocorrências do que em 2023, equivalente a uma redução de 17% de ocorrências.