Escola de Esgueira e Associação Industrial ganham novos apeadeiros na linha do Vouga.

Aveiro aprova o protocolo que abre caminho à relocalização de apeadeiros na Linha do Vouga.

O executivo municipal tomou a decisão esta quinta-feira em acordo que vincula Infraestruturas de Portugal, municípios de Aveiro e Águeda e CP para a criação e relocalização de novos apeadeiros na Linha do Vouga.

No Município de Aveiro, está prevista a criação de dois novos apeadeiros, em Esgueira, junto à escola, e de acesso ao Retail Park, junto à AIDA, e a relocalização do apeadeiro de Azurva, que passará para uma posição considerada mais favorável ao serviço da população e à proximidade do Parque Desportivo de Aveiro.

De acordo com os estudos prévios realizados pela Divisão de Mobilidade e Transportes da Câmara de Aveiro, estas alterações vão permitir maior acessibilidade e melhores ligações com áreas residenciais, zonas industriais e equipamentos coletivos.

O entendimento resulta do compromisso conjunto de qualificação e modernização da Linha, com financiamento dos Fundos Comunitários do Portugal 2030, prevendo intervenções que melhorem as condições de mobilidade, a atratividade do modo ferroviário e a segurança do transporte ferroviário na região.

Este acordo representa mais um avanço na requalificação da Linha do Vouga, reforçando a importância do transporte ferroviário como alternativa sustentável e integrada na mobilidade da região.