Arranca esta quinta o programa especial dedicado a São Gonçalinho.
Trata-se de uma "operação especial" marcada pelas restrições decorrentes da Pandemia da Covid-19 com festa mais reservada e com menos concentração de público.
“Levar o São Gonçalinho à Casa de cada um” é a aposta com celebrações de quinta a segunda-feira.
Todos os dias começarão com a Alvorada e Abertura da Capela, às 09h00, que se manterá aberta até às 22h00, salvo nas horas definidas para as Missas.
No exterior haverá tenda para garantir acesso disciplinado e distanciamento social (com áudio)
Serão três as Eucaristias a realizar, na quinta-feira, sábado e domingo, nas quais será dada a possibilidade, a cada devoto, de levar um saco de cavacas para bênção.
Na impossibilidade de ter o habitual lançamento de cavacas, a mordomia faz lançamento simbólico.
Na outra modalidade de cumprimento de promessas, o “Saco Solidário”, as pessoas terão a possibilidade de oferecer o valor de compra dos sacos de cavacas, cujo valor de custo será reencaminhado para o projeto Vera Vida, uma Casa Abrigo para vítimas de violência doméstica, do Centro Social e Paroquial da Vera Cruz.
Ainda na componente religiosa, no domingo, 10 de janeiro, há a Procissão, às 11h00, que decorrerá com auxílio de viatura, pelo Bairro da Beira-Mar.
A música conta, esta sexta-feira, com os Capitão Fausto no Teatro Aveirense, às 21h00.
Nos dois dias seguintes, sábado e domingo, os espetáculos serão online, no âmbito do Festival de Cultura de Artes de Aveiro “São Gonçalinho em Casa”.
Na segunda-feira, 11 de janeiro, pelas 22h00, no encerramento haverá mensagem da Mordomia de São Gonçalinho, também nas redes sociais.