Estarreja acolhe a realização do seminário do projeto observatório “Homem-Meio”. Residentes do concelho de Estarreja participaram voluntariamente no projeto de investigação científica desenvolvido na Universidade de Aveiro intitulado “HomeDust: Bioacessibilidade de elementos potencialmente tóxicos em poeiras exteriores e interiores de habitações da área de Beduído-Estarreja para avaliação da exposição humana a contaminantes ambientais”.
A temática é abordada pela investigadora da GEOBIOTEC da Universidade de Aveiro, Susana Costa, na sua tese de doutoramento. Formada em engenharia ambiental e mestre em otimização energética do setor cerâmico, esta doutoranda aveirense dará a conhecer os resultados da investigação que realizou ao longo de quatro anos fazendo recolha de amostras de matéria biológica e de poeiras junto dos habitantes.
Os resultados serão apresentados por Paula Marinho, do núcleo de investigação da GEOBIOTEC e orientadora da investigação de Susana Costa na Universidade de Aveiro.
A realização deste seminário está inserida na programação da 14ª Semana do Ambiente de Estarreja. Os resultados do estudo irão ser revelados no Seminário desta tarde, às 14h, no Cine-Teatro de Estarreja.